BR EN

Entre em Contato

Histórico da ACAESP

Associação Cultural Artística e Esportiva de São Paulo

A ACAESP( Associação Cultural Artística e Esportiva de São Paulo) foi idealizada por Sonia Fares e foi fundada em 01 de novembro de 2005 com um Estatuto bastante amplo, podendo atuar em âmbito Nacional e Internacional nas principais áreas do desenvolvimento humano que é Educação, Cultura, Artes, Esporte, Ciência e Meio Ambiente.

A entidade em parceria com a Cultura no Município de Diadema moveu muitas ações e fóruns para regularizar a lei que não era utilizada pelos artistas da cidade e que previa o uso de 20% de desconto do IPTU e ITBI para projetos culturais.

Em setembro de 2007 a entidade enviou para Secretaria de Cultura 13 projetos de cultura e de Esporte que eram respectivamente: Arterapia nas Empresas, Arte é Profissão que era um projeto de bolsas de cursos de artes para crianças carentes, Jornal Cultural, Livro A Memória Viva Diademense Ilustrada, Revista Arte por Arte, Exposição Itinerante de artes nas empresas, Sarau Cultural de Diadema, projeto de Xadrez.

Os projetos de esporte eram: Primeira Copa ACAESP de várias modalidades para ser desenvolvido em Inter Escolas, de Basquete, Handebol, Volei, Futsal, Tênis de Mesa e Meia Maratona.

Os Projetos enviados apesar de legítimos dentro da formatação exigida não foram aprovados, apesar de muitas discussões sobre a parte burocrática dos mesmos.

Em 2009 recebemos uma Emenda Parlamentar do Deputado na época Said Mourad, o projeto era denominado Arte na Praça e atendemos em um dia 350 crianças na Praça Lauro Michels onde pintaram cerca de 350 telas, foi o único recurso público que recebemos, os demais projetos aqui descritos foram todos filantrópicos.

Em 2009 realizamos no Shopping Praça da Moça e depois em bairros, o projeto caricaturas, onde as crianças se divertiam e ficavam muito encantadas.

Em setembro de 2010 realizamos a exposição Visões do Aquecimento Global que inicialmente foi realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo e contou com 34 obras de óleo sobre tela de artistas de Diadema.

Em 2011 a entidade conseguiu o registro junto ao CMDCA(Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) , contando com a ajuda do então Vereador Sr. Lauro Michel, o registro foi sacramentado no final do mesmo ano. Vale ressaltar que na época o Vereador Lauro Michels no seu mandato defendia a entidade na Câmara para cumprimento de leis de incentivo à Cultura. Em 2013 tornou-se Prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos e durante sua gestão nunca recebeu a entidade e simplesmente ignorou todo nosso potencial que poderia ter sido destinado para várias demandas existentes na cidade, principalmente a do autismo, bem como nunca tivemos convênios por parte desta gestão e de outras gestões também, por isso nosso trabalho sempre foi filantrópico.

Em 2011 enviamos os projetos para serem chancelados pelo CMDCA que eram respectivamente: Arte é Profissão, Arte e Cultura nos Bairros, Arte e Meio Ambiente e Atletismo Cidadão, porém não conseguimos captar os recursos para implantar os projetos enviados devido a cidade não ter uma cultura de doação mais estruturada e aceita pelos empresários.

Em 2012 a Exposição foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Diadema, recebendo a visitação de Munícipes, alunos e professores das escolas de Diadema. . A exposição fez parte da Virada Cultural de Diadema sendo realizada no Centro Cultural de Diadema, até a semana do Meio Ambiente, posteriormente foi para Sede da ACAESP onde recebemos todas as escolas da Prefeitura de Diadema.

Em 2012 conseguimos junto a Assembleia Legislativa de São Paulo o Título de Utilidade Pública Estadual e em 2014 recebemos o Título de Utilidade Pública Municipal através da Câmara Municipal de Diadema.

Em 2013 fizemos o projetos da Cartilha Ambiental onde em parceria com a Prefeitura foram impressos 30 mil cartilhas onde distribuímos nas escolas, companhada de atividade pedagógica, o reconhecimento deste trabalho nos concedeu o Prêmio Dorothy Stang pela Câmara Municipal de Diadema.

Em 2014 realizamos a exposição Nossa Gente, onde retratamos artistas e personalidades da História do Brasil e também da História de Diadema.

Em 2014 conseguimos o CRCE ( Certificado de Regularidade Cadastral de Entidades) o que nos legitima a receber emendas parlamentares de Deputados Estaduais e Federais.

Em julho de 2015 realizamos a Exposição do Rock no dia internacional do Rock, foi realizada no Centro Cultural Diadema.

Em 2016 a entidade desenvolveu projetos em parceria com a TV WEB Diadema TV, os programas eram de trânsito, ambiental, Todos pela Educação e Cultura e Arte em Destaque.

Em 2017 a ACAESP começou o projeto filantrópico A grande Ferramenta da Arte Frente ao Autismo atendendo voluntariamente crianças com TEA e com outros problemas cognitivos, o projeto continua até hoje ainda de forma filantrópica.

Em 2018 tivemos o projeto: A grande Ferramenta da Arte Frente ao Autismo aprovado pela Lei Rouanet, porém não conseguimos captar o recurso para que fosse ampliado atendimento para 100 crianças.

Em 2019 a entidade conquistou a Cadeira no COMPEDE( Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência) vale lembrar que segundo algumas estimativas recentes, o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Em 2021 a entidade foi reeleita para a cadeira.

Em 2019 a ACAESP conseguiu também uma cadeira no CMDCA( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) onde havia 8 vagas para 14 entidades em disputa e obtivemos o primeiro lugar com 152 votos. Em 2021 fomos reeleitos para a cadeira.

A ACAESP no primeiro semestre foi convidada a participar de forma ativa na Assembleia Legislativa de São Paulo com representação nas Frentes Parlamentares de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência com ênfase nas Frentes Parlamentares de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência, com ênfase nas Políticas Públicas para pessoas com Transtornos do Espectro Autista(TEA), de acessibilidade para o Autismo(TEA), de apoio e combate ao Câncer.

Em 2019 incorporamos novos projetos de esporte no segmento que também temos no Estatuto, projetos como o de Atletismo na categoria kids, adulto, projeto pedal para crianças e pedal noturno para adultos.

Na área de comunicação desenvolvemos o projeto a do Programa de Entrevistas: ACAESP Nas Cidades Por Mais Políticas Públicas, já está no ar com várias entrevistas, visa mobilizar todos os setores da Sociedade Civil e Esferas do Poder Público no desenvolvimento de ações conjuntas para somarmos esforços nas áreas de educação, acolhimento social a conscientização de todos os segmentos da sociedade diademense como um todo, envolvendo outras regiões também, para nos conscientizarmos da problemática da infância, adolescência, educação especial, problemas sociais, esporte, sustentabilidade, meio ambiente, saúde, prevenção, qualidade de vida, eventos, turismo entre outros.

Na parte social a ACAESP em 2020, em parceria com o Mosar Alves que é um dos moradores mais ilustres e a participativo tanto na área Esportiva como na área social e passamos também a atuar no Projeto Tampinha do Bem para arrecadar tampinhas para aquisição de cadeira de rodas, com cadeiras já entregues, também arrecadação de alimentos para as pessoas em dificuldade em função do momento gravíssimo que estamos vivendo nesse contexto que a pandemia nos impôs, mudando radicalmente nossas rotinas e nossa vida como um todo, interrompendo vidas que foram ceifadas, sonhos terminados, famílias dilaceradas e passando fome, necessidades psicológicas entre outras.

Em 2021 estamos incorporando mais projetos de esporte como : Atletismo e Volei, Basquete, Futsal,Corrida de Rua e Terceira idade, Ginástica e Danças,Patins, Aprendiz de Bike. Corrida Kids, Futebol de Rua, Rolimã.

Em função do quadro de pandemia que estamos vivenciando, nos foi oferecido o Projeto Herança para trabalhar valores com as crianças, este projeto já existe de forma voluntária com várias crianças e adolescentes assistidos, onde se trabalha valores.

Em 2021 fomos aprovados na TECHSOUP que é uma Rede de Filantropia que conduz as entidades para a aprovação no Google Ad Grants ,onde fomos considerados elegíveis, onde nos concede US$ 10.000 mil dólares mensais em anúncios para divulgação de nossa missão.

Atualmente temos mais de cento e vinte quatro mil acessos semanais, para desenvolvermos projetos da entidade bem como a divulgação da missão de utilizar a arte para as crianças com o autismo que é uma causa mundial, bem como estamos estruturando cursos ligados as profissões digitais, projetos de esportes, de Yoga.

Em 2021 conseguimos o CRIC( Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural) junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, documento fundamental para conseguir aprovação no Programa da Nota Fiscal Paulista.

Em 2022 conseguimos a aprovação da Nota Fiscal Paulista, que foi uma grande batalha de mais de um ano junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e depois a Secretaria da Fazenda, devido a grande exigência burocrática para se conseguir a legitimidade.

Além destas tratativas estamos buscando projetos através de editais, doações no site ou plataformas e aguardando a liberação do Imposto de Renda e a conscientização das pessoas para doação da Nota Fiscal Paulista que é um Programa muito sério e relevante e que fomos aprovados, mas precisa de estratégias eficazes de convencimento, pois o brasileiro não se caracteriza em ser um doador automático de seus impostos devidos, diferentemente de outros povos que sabem da importância de criar novos atendimentos, empregos e fortalecer as políticas públicas básicas e estruturantes.


Entre em contato com a ACAESP

Faça a Diferença

E ajude a ACAESP a crescer

Clique aqui para doar